Marketing Digital para eventos – Como fazer?

Marketing Digital para Eventos

Compartilhe esta postagem

Os tempos mudaram, antes simples ações como divulgar panfletos, outdoors ou cartazes nas ruas eram as principais ações para ter sucesso em seu evento. Hoje. com o surgimento do Marketing Digital, os produtores e organizadores de eventos tem que estar atentos a essa nova forma de divulgar eventos.

Mas, por onde começar? O sucesso de uma campanha de Marketing Digital para eventos está ligada ao planejamento. Não adianta mais apenas pensar no melhor artista, no espaço, em todo o seu esquema de segurança, no bar, se o seu público não tomar conhecimento que o seu evento existe. A melhor forma para se fazer marketing digital para eventos é estar onde seu público se encontra, ou seja, na internet.

Você pode gostar também:

5 dicas para produzir um evento de sucesso

Gerenciamento do bar – como evitar transtornos

Como começar uma estratégia de divulgação em Marketing Digital

Não adianta sair fazendo várias ações de forma desordenada, marcando seus amigos no Facebook ou no Instagram e acreditando que apenas isso será o suficiente. Tudo isso precisa estar organizado dentro de um planejamento de marketing . Vamos relembrar alguns tópicos principais?

Como fazer um planejamento

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” Essa máxima que é um diálogo entre a protagonista Alice e o gato da famosa fábula infantil Alice no País das Maravilhas nos ensina muito sobre vislumbrar os seus objetivos. Afinal de contas, sem saber qual o resultado você espera como avaliar se o que tinha em mente teve sucesso.

Outros questionamentos a serem feitos antes de colocar o seu planejamento em prática:

  1. Como você vai avaliar o sucesso da campanha? Você tem indicadores?
  2. Qual será a verba para o Marketing Digital?
  3. Qual a sua persona (o que gostam, onde estão)? Antes os profissionais denominavam público-alvo, atualmente o conceito de persona tenta entender o comportamento e não apenas dados. Crie sua persona aqui.
  4. Quais canais a sua persona mais usa, onde encontrá-las?
  5. Quais os concorrentes do seu evento?

Como usar o Inbound Marketing para divulgar seu evento

No Marketing digital nem tudo é apenas investimento em mídia paga, para promover o seu evento você pode criar um blog e nutrir o seu público com conteúdo relevante para essas pessoas. Convidar os artistas para enviar informações, dar mais detalhes sobre o seu evento. Tudo isso, alimenta a sua audiência e cria um engajamento até a data do evento.


Email Marketing

Além do blog, você pode criar uma lista de emails e engajar o seu público enviando informações válidas enquanto a pessoa pondera se vai ou não ao seu evento.

Marketing Digital para eventos: Plano de mídia paga

Se o Inbound Marketing você usa para atrair, o Outbound Marketing (campanhas pagas) você vai atrás da sua audiência. Por que pagar se eu estou investindo em mídia orgânica? A mídia paga tem um alcance superior, a precisão maior de atingir o público certo para o seu evento, formas de mensurar se sua estratégia de divulgação está funcionando e atingindo o público esperado.

E de que maneira posso fazer isso?


Facebook Ads

Uma ferramenta que pode ser muito útil para a sua estratégia é o Facebook Ads. Com ela, você consegue que suas publicações tenham um alcance maior. É possível utilizar a segmentação unida as informações que o Facebook tem de seus usuários. Além disso, ao utilizar o Facebook Ads, você pode determinar que seus anúncios apareceram também no Instagram.

Google Ads

Uma das mais conhecidas ferramentas de anúncio do Marketing Digital é o Google Ads. A plataforma de anúncios pagos do Google te possibilita criar anúncios de texto. O seu público te encontra quando estiver procurando pela solução que você oferece.







Mais para explorar

Organização de Eventos

O que eu devo saber antes de organizar um evento?

5 dicas práticas para uma boa gestão de eventos
Para dar o primeiro passo na produção do seu evento, é essencial já ter um plano em mente. Aqui estão algumas dicas para um planejamento eficaz, que podem se colocadas em prática hoje mesmo:

Leia Mais