Como emitir nota fiscal para seu evento

Como emtir nota fiscal para seu evento

Compartilhe esta postagem

Emitir nota fiscal para seu evento pode ser um assunto que você não domina em profundidade. Muitos produtores que vivem o dia a dia da organização de evento, sabem que é necessário se preocupar com a emissão de nota fiscal. Este é um ponto essencial para atuar em conformidade com as leis e também uma obrigação que você tem com o seu público que deseja ter a nota fiscal. Seja o seu evento uma palestra, um show, uma festa.

Conheça os principais motivos:
– Controle de gastos financeiros;
– Pedir reembolso para a empresa que trabalha (Ex: Funcionário que vai a serviço fazer uma fiscalização em show ou participar de um curso de atualização numa palestra);
– Lançar despesar em imposto de renda;
– Repassar a nota fiscal para a empresa que a pessoa trabalha.

Não aguarde receber várias solicitações de nota fiscal para tomar uma providência, se prepare com antecedência.

Afinal de contas, como emitir notas fiscais para eventos

Você já ouviu falar no Código Nacional de Atividade Econômica – CNAE?

Ele serve para você classificar o enquadramento da sua empresa. Profissionais liberais, Microempreeendedores individuais (MEI), organizadores de evento devem estar atentos para fazer a classificação correta quando informarem o código CNAE. Neste link, você pode consultar os códigos.

Para emitir a nota fiscal para o seu evento é fundamental contar com a ajuda da sua contabilidades. Em eventos corporativos, você precisa estar cadastrado com o CNAE 8230-0/01 – Serviços de organização de feiras, exposições, congressos e festas.

Agora se o seu foco são eventos culturais, o CNA 9001-9/01 – Produção Teatral ou CNA 9001-9/02- Produção musical são os mais recomentados. Eles se encontram dentro da classificação 90 – Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Pontos fundamentais para emitir a nota fiscal para o seu evento

Você já se conscientizou da importância de emitir a nota fiscal. Agora é viabilizar isso. Mas, de que forma você pode emitir nota fiscal para o seu evento? O que precisa para emitir a nota fiscal?

1- Certificado digital: Ferramenta utilizada para enviar as informações das notas fiscais para os órgãos responsáveis (Receita Federal, por exemplo). Se isso já faz parte da rotina da sua empresa, você já possui. Agora se vai emitir e precisa para o seu evento, é bom se precaver.

2- Sistemas de faturamento: Para facilitar a emissão da nota fiscal é importante ter um sistema que te possibilite faturar de forma tranquila. Com a máquina Meu Ticket, você tem o controle adequado para fazer isso.

3- Armazenamento de dados cadastrais: Se você não tem as informações dos seus clientes como conseguirá ter agilidade no seu atendimento? A maquininha Meu Ticket te auxilia a ter esse controle de forma prática.

4- Sistema de remessa de nota fiscal: Você precisa achar uma forma de enviar as informações para os órgãos competentes. Então, quanto mais organizadas elas estiverem, mais fácil para você.

Gostou do post? Comente, dê sugestões sobre temas para os próximos.

Saber quando e por que emitir nota fiscal para o seu evento

Mais para explorar

Organização de Eventos

O que eu devo saber antes de organizar um evento?

5 dicas práticas para uma boa gestão de eventos
Para dar o primeiro passo na produção do seu evento, é essencial já ter um plano em mente. Aqui estão algumas dicas para um planejamento eficaz, que podem se colocadas em prática hoje mesmo:

Leia Mais