Captar recursos para produzir eventos. Aprenda, agora!

Reprodução

Compartilhe esta postagem

Uma hora importante para quem deseja viabilizar apresentações culturais é a busca por captar recursos para produzir eventos. Existem diversas formas dos organizadores ou produtores de eventos conseguirem verba suficiente para tirar o tão sonhado evento do papel. Leia também: 5 dicas para produzir um evento de sucesso.

 Confira abaixo algumas dicas que podem ser essenciais para angariar fundos necessários para ter um evento incrível com a ajuda de patrocinadores e apoiadores. 

Captar recursos para produzir eventos: Faça um mídia kit ou apresentação formal memorável

 Entre as ações a serem tomadas para que seu projeto atrair patrocinadores, você pode criar um mídia kit do seu evento, com os espaços e valores para as empresas colocarem suas marcas. Pode ser que consiga um patrocinador ou subdividir as formas de patrocínio conforme os espaços de mídia do seu evento. Por exemplo, ter a logomarca nas peças gráficas ou no dia do evento colocar em destaque em alguns pontos a marca. 

Busque empresas consolidadas e que tenham afinidades com a proposta do evento 

Uma estratégia interessante é procurar parcerias, patrocínios e apoios com empresas consolidadas e que te dêem apoio institucional, mesmo que com pouco auxílio financeiro. Assim, torna-se mais fácil chegar em outras empresas e contar que empresa “X”, reconhecida no mercado, está apoiando o evento,  aumenta a possibilidade de conseguir mais patrocínios. 

Conheça às Leis de Incentivo à Cultura 

Além de fazer a busca direta por empresas que podem patrocinar o seu evento. No País, as instituições que apoiam projetos culturais conseguem deduzir parte do investimentos feitos em Imposto de Renda e demais contribuições federais, estaduais e municipais.  Entretanto, captar recursos por meio de Leis de Incentivos pode demandar tempo e também paciência até a verba ser aprovada e liberada.

Entre as mais conhecidas está a Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura nº 8313/1991), a norma foi criada para ressaltar a importância da cultura nacional. As empresas que decidem apoiar os eventos nacionais, recebem incentivo financeiro por meio de porcentagem de descontos. (4% no caso de pessoas jurídicas, 6% para pessoas físicas, em alguns casos pode chegar a 8%). 

Você pode fazer a inscrição como Pessoa Física (produtores, organizadores, técnicos da área cultural), Pessoas Jurídicas de Direito Público da Administração Indireta (Autarquias e Fundações), Pessoas Jurídicas de Direito Privado de natureza cultural (ONG´s, Fundações Privadas, empresas, cooperativas, entre outras). 

As várias expressões culturais como teatro, dança, mostras teatrais, shows, congressos podem ser inscritos. O prazo para a apresentação de propostas é de 1º de fevereiro a 30 de novembro de cada ano com 90 dias de antecedência ao evento. Os produtores e demais entes interessados devem cadastrar o projeto com todas as informações por meio do site SalicWeb

Outras normas que podem contribuir para captar recursos para eventos são as leis estaduais. Estas podem garantir redução de impostos com o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).

Cuidado! Empresas do setor de serviços não pagam ICMS, portanto geralmente não podem apoiar qualquer projeto com base neste incentivo. Se você o seu evento for aprovado com base em leis estaduais, procure empresas de bens de consumo. 

Mais para explorar

Organização de Eventos

O que eu devo saber antes de organizar um evento?

5 dicas práticas para uma boa gestão de eventos
Para dar o primeiro passo na produção do seu evento, é essencial já ter um plano em mente. Aqui estão algumas dicas para um planejamento eficaz, que podem se colocadas em prática hoje mesmo:

Leia Mais