Fluxo de caixa: 5 dicas para evitar erros

fluxo de caixa

Compartilhe esta postagem

Fazer uma correta gestão do fluxo de caixa é uma excelente maneira de organizar os custos e receitas de uma empresa. Ou seja, através dessa operação é possível obter melhor análise financeira e organizar as entradas e saídas de recursos. Essa organização pode ser realizada diariamente, por semana ou mensalmente, como você desejar.

Para realizar o fluxo de caixa, separe as saídas de dinheiro em três categorias:

  • Fornecedores: incluir todos os gastos;
  • Despesas: incluir gastos como por exemplo: correios, papelaria, internet, telefone e outros;
  • Outras despesas: incluir investimentos, pagamentos de tributos e empréstimos.

No caso das entradas, você deve especificar tudo o que recebe com as vendas ou prestação de serviços. O ideal é que esse relatório seja feito todos os dias. Já para analisar o resultado dentro de um determinado período, sendo diário, semanal, mensal ou anual, você precisa somar todas as entradas e diminuir as saídas.

Quais os benefícios do fluxo de caixa?

Os benefícios do fluxo de caixa, quando bem controlado, são muitos e alguns incluem:

  • Gerenciar o estoque: um estoque bem controlado contribui para que você tenha um controle do que deve comprar, quantidade a ser comprada e quando comprar. Isso ajuda a identificar e projetar os gastos no seu fluxo de caixa.
  • Fazer uma projeção em longo e curto prazo: através da projeção de entradas e saídas você poderá analisar diferentes cenários, o que permite se preparar para diversas adversidades.
  • Avaliar seu capital de giro: com o fluxo de caixa você pode realizar avaliações periódicas para saber se seu negócio está andando conforme o esperado.

Principais erros do fluxo de caixa e como evitá-los

Para uma boa administração da sua empresa, é fundamental se atentar aos principais erros no fluxo de caixa. Veja aqui quais são e saiba como evitá-los:

1. Não atualizá-lo

Para melhor controle, é preciso considerar todos os gastos, inclusive os pequenos. Para não se esquecer de qualquer entrada/saída, atualize-o diariamente. Dessa forma você obterá a real movimentação da sua empresa.

2. Não separar o que é despesa do que é investimento

Deixar de separar na planilha o que é gasto e investimento é um erro que pode deixar a sua empresa no vermelho. A separação é essencial para evitar confusões e para permitir traçar uma receita para sua empresa. Com a divisão, você terá melhor controle sobre novos investimentos, já que saberá quando a conta da empresa está negativa ou positiva.

3. Contabilizar um recurso futuro

Esse é um erro bastante comum e ocorre quando a empresa realiza, por exemplo, uma venda a prazo e integra esse valor no fechamento do caixa. Porém, isso causa um descontrole, já que o valor é contabilizado sem que ele exista, de fato.

4. Não considerar todos os custos

Desde os salários pagos aos funcionários até os tributos, bem como aluguel e contas básicas, devem ser considerados. O descontrole sobre os custos de produção influencia diretamente no preço do seu serviço ou produto. Para não cometer esse erro, categorize-os e considere cada um.

5. Não separar as contas pessoais das contas da empresa

Esse erro é considerado falta de disciplina e pode comprometer todo o planejamento mensal da empresa. Não é porque a empresa é sua que você pode fazer saques livremente. Considere incluir qualquer saída no planejamento mensal do fluxo de caixa.

Agora você já sabe a importância do fluxo de caixa, como evitar erros e corrigi-los. Coloque em prática essas dicas.

Inscreva-se e receba conteúdo e dicas semanalmente!

Mais para explorar

Organização de Eventos

O que eu devo saber antes de organizar um evento?

5 dicas práticas para uma boa gestão de eventos
Para dar o primeiro passo na produção do seu evento, é essencial já ter um plano em mente. Aqui estão algumas dicas para um planejamento eficaz, que podem se colocadas em prática hoje mesmo:

Leia Mais