Festivais de música: Dicas fantásticas para se inspirar

Festivais de música para se inspirar

Compartilhe esta postagem

Festivais de música: A tendência em formato de evento que tem se popularizado no Brasil e no mundo. Principalmente, atrai público como os millennials ou geração da internet. Estes que nasceram após 1980 sendo considerado por alguns teóricos nascidos até os anos 2000.

Entretanto, como funciona a dinâmica dos festivais de música? É comum pessoas de outras regiões do País e até mesmo do exterior buscar essa experiência entre um um bom evento, música e viagem.

Então, quanto mais for caprichada a produção e a organização, o pré e o pós-evento, maiores as chances do seu festival atrair a atenção do público.

Neste fim de semana, por exemplo, ocorre em Salvador o tradicional Festival de Verão de Salvador. É um bom evento para você pegar de inspiração, caso tenha um projeto de fazer um festival musical. Leia também: Festival de verão – Como organizar.

Festivais de música: 3 eventos nacionais de sucesso

Se ter perguntarem um festival de música no Brasil que você deve experimentar uma vez na vida. Provavelmente, te virá a cabeça algum destes:

Planeta Atlântida


O Planeta Atlântida é um dos maiores eventos do Sul do País, ele reúne cerca de 80 mil pessoas. De fato, em 2020, completa 24 anos de existência. Contudo, este ano, ele ocorre nos dias 31/01 e 01/02, a partir de 16h, na Praia de Atlântida, na Avenida Interbalneários (RS), mais conhecida como Saba.

O evento conta com 2 palcos diferentes, chamados de Planeta e Atlântida. Assim, o line up do Planeta Atlântida reúne mais de 14 atrações. Entre os quais, Iza, Dilsinho, Denis Dj. A classificação etária é 14 anos. Confira aqui.

Não apenas no começo do ano, como também ao longo dele outros eventos atraem a atenção do público. Outro evento de destaque no País é o Lollapalooza Brasil.

A edição 2020 vai acontecer entre os dias 3 a 5 de abril, no espaço de 600 m² do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As atrações reúnem desde grandes artistas internacionais como Guns ´n Roses, Lana del Rey, The Strokes até grandes nomes da música nacional como Emicida, Pablo Vittar e outros. Confira o line up aqui.

Lollapalooza Brasil

O Lollapalooza conta com edições em outros países como Argentina, França, Chile, Alemanha, Estados Unidos e Suécia. No Brasil, no ano passado o festival movimentou 149 mil pessoas. De acordo com o site Meio e Mensagem, é um case de sucesso tanto de captação de patrocínio como de apoio institucional. Leia aqui.

Rock in Rio

Por fim, vamos falar do Rock in Rio. A edição 2020 será em Portugal, apenas em 2021 os fãs do festival poderão conferir em terras brasileiras, mais especificamente cariocas um novo evento.

Por sua vez, o Rock in Rio em parceria com a empresa HSM desenvolveu cursos específicos para produtores e organizadores de evento.

Festivais de música: O que podem nos ensinar e o que há de comum nos melhores?

Se você observar com calma, existem características em comum entre o Planeta Atlântida, o Lollapalooza Brasil e o Rock in Rio. Vejamos alguns:

  • Divulgações com antecedência do line up e como será a entrada;
  • Sites com bastante detalhes, dúvidas frequentes e informações sobre o evento;
  • Facilitação da compra de ingressos;
  • Informes frequentes sobre os artistas do festival.
  • Além da música, uma verdade experiência é criada para o público. Seja pela identidade visual, estrutura, oferta de outros serviços (transporte, lojinhas).

    Você pode conferir sempre um novo post às terça-feiras no blog! Acompanhe-nos!

Mais para explorar

Organização de Eventos

O que eu devo saber antes de organizar um evento?

5 dicas práticas para uma boa gestão de eventos
Para dar o primeiro passo na produção do seu evento, é essencial já ter um plano em mente. Aqui estão algumas dicas para um planejamento eficaz, que podem se colocadas em prática hoje mesmo:

Leia Mais