Descubra como reduzir filas no seu estabelecimento

reduzir-filas

Compartilhe esta postagem

Qualquer empreendedor que tenha um negócio com espaço físico aberto ao público se preocupa,  ou pelo menos deveria, com maneiras de reduzir filas para atender seus clientes. Uma pesquisa feita pelo Datafolha (2014) aponta que, em São Paulo (SP), 46% de um grupo de 805 pessoas entrevistadas, enfrentam filas em de restaurantes e bares. 76% até já desistiu do evento, tudo por conta da demora. É, ninguém gosta de esperar.

Houve uma época em que dizer que “tempo é dinheiro” se aplicava somente aos empreendimentos, porém hoje, já não é mais assim. A rotina de todas as pessoas, independente de sua ocupação, é sempre muito atarefada. Logo, muito tempo na fila pode fazer com que a experiência de compra seja negativa, então, mesmo que o cliente goste do produto, ele não retornará.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas e insights que podem ser úteis para reduzir as filas em seu negócio. Veja só:

Espaço físico e cordialidade reduzem o desconforto

A primeira dica está relacionada à operacionalização do atendimento que o estabelecimento oferece. Caso utilize um sistema de emissão de tickets, por exemplo, a probabilidade de algum erro ocorrer é muito menor. Além disso, manter a equipe treinada em relação aos preços e variações disponíveis, como promoções e regras de meia-entrada, agiliza muito o atendimento.

Pensando em evoluir o nível de serviço, é possível também estabelecer uma meta de tempo máximo de espera. Esse indicador pode tanto ser de conhecimento de público como também para servir de avaliação interna. Transformar a importância de reduzir filas em um objetivo vai fazer com que o time busque formas criativas para alcançá-lo. Mas, atenção: cordialidade e atenção ao cliente são imprescindíveis!

Um terceiro ponto: como é a área em que seus clientes esperam? É claro que isso muda de acordo com o tipo de negócio, mas em geral, torne esse espaço da fila o mais agradável possível. Sempre mantenha o ambiente limpo, bem iluminado e com a temperatura estável. Além disso, é possível oferecer petiscos, cafés, balas ou deixar uma playlist rolando. Vale tudo para amenizar o estresse da fila.

Inove na hora de pensar em como reduzir filas

Já ouviu falar dos cartões com RFID (identificador de radiofrequência)? Alguns estabelecimentos já estão substituindo os códigos de barras por ele, então, basta que o cliente escolha aquilo que deseja e passe por um leitor específico para identificar os itens e realizar o pagamento. Em restaurantes, por exemplo, o RFID pode otimizar o processo de pesagem dos pratos, principal processo que gera as filas.

Existem, ainda, aplicativos para alguns segmentos em que é possível realizar o pedido antes mesmo de sair de casa. Caso exista alguma solução do tipo para o seu negócio, vale realizar alguns testes antes de implementar em definitivo, ok?

Para finalizar, outra maneira de diminuir o impacto nas filas é apostar em branding. Isso mesmo! Explore a história do seu estabelecimento em textos, fotos, artigos e histórias interessantes. Se você possuir uma tela no ambiente de espera, por exemplo, intercale informações sobre seus produtos com dicas aleatórias que se relacionem com seu público, com certeza ajudará a diminuir a percepção de tempo perdido!

É importante tem em mente que, mesmo de consumir o seu produto ou serviço, o cliente precisa ser cativado pela vivência e pela maneira que é tratado no ambiente.

Você pode se perguntar: será que essas dicas funcionam para todos?

Não importa qual o segmento do seu empreendimento; reduzir filas é algo que vai melhorar muito os seus rendimentos. Afinal, encantar o cliente é fundamental para garantir que ele volte outras vezes e te indique para outras pessoas.

Precisa de uma solução automatizada e editável, com custo extremamente competitivo? Conheça agora mesmo a Meu Ticket!

Mais para explorar

Organização de Eventos

O que eu devo saber antes de organizar um evento?

5 dicas práticas para uma boa gestão de eventos
Para dar o primeiro passo na produção do seu evento, é essencial já ter um plano em mente. Aqui estão algumas dicas para um planejamento eficaz, que podem se colocadas em prática hoje mesmo:

Leia Mais