Como conquistar e fidelizar patrocinadores para seu evento

patrocinador evento

Compartilhe esta postagem

Descubra como conseguir patrocínio para seus eventos de forma eficaz

Conquistar e fidelizar patrocinadores são grandes desafios na hora de realizar um evento. Com a abundância de informações e ofertas através da internet, as pessoas percebem quando estão sendo alvo de publicidade e podem se fechar para as mensagens de marketing.

Hoje, não basta somente ter uma marca consolidada, para conseguir realmente engajar este público é importante oferecer, acima de tudo valor. Atualmente como é feito o seu contato com os patrocinadores? Quem é o responsável e qual método utiliza?

Para te ajudar nessa conquista reunimos algumas dicas testadas e comprovadas:

  • Tenha um Planejamento de Marketing

Realizar uma análise de ambiente interno e externo do seu evento, identificar o público-alvo, objetivos a serem alcançados e quais serão as estratégias de marketing tornará tudo mais claro e assertivo. Quem planeja aumenta as chances de obter sucesso.

  • Conheça o público-alvo

O Brasil é um país extenso e com muita diversidade cultura e econômica, você precisa conhecer a região, quem são os participantes, quais são os seus problemas e de que forma os patrocinadores podem ajudá-los.

  • Conte com a tecnologia

Realize enquetes através das redes sociais, utilize ferramentas analíticas, como o Google Analytics para monitorar o site do evento e insira uma pergunta personalizada no formulário de inscrição on-line, só não deixe seu formulário muito extenso 😉

  • Escolha bem o ativo

Alguns dos ativos são dinheiro, espaço para a logotipo e tempo para discurso/ apresentação ou cortesias. Reúna a sua equipe e levante ideias de ativos, a partir do perfil da empresa patrocinadora. Lembre-se que o patrocinador não é instituição de caridade, deve ser encarado como um cliente e esta parceria deve convergir para o benefício mútuo.

  • Abordagem

Primeiramente construa uma relação. Um bom começo é participar de eventos que seu possível parceiro está patrocinando, se conectar através das redes sociais, ligar e marcar uma conversa também funciona, desde que não seja com intermediários e sim com o responsável pela tomada de decisão do patrocínio.

  • Destaque-se

Segundo especialistas, as empresas no Brasil andam com os orçamentos mais apertados, por isso os patrocinadores estão ainda mais criteriosos na hora de examinar uma proposta. Então, ofereça algo a mais que a sua concorrência, esteja aberto para novas oportunidades e atuações.

  • Fidelize

Desde o primeiro contato procure causar uma boa impressão, respeite os compromissos marcados, comunique-se com respeito, simpatia e segurança. Estude o negócio do futuro patrocinador e os ativos mais indicados para o acordo entre ambos.

Não basta trabalhar, depois do evento mostre o seu trabalho, tire prints da tela de feedbacks positivos em redes sociais, agradeça seu patrocinador em diferentes momentos e formatos, documente todos os acordos firmados, tire fotos do empenho dos colaboradores no evento, informe os ganhos e as perdas e ainda peça o feedback sincero do patrocinador.

Finalmente pergunte se ele estaria disposto a se comprometer para o próximo ano em troca de um desconto, solicite que te indique para a sua rede de relacionamento. Não deixe de se relacionar/ comunicar com ele.

Esperamos que as presentes dicas te ajudem a conquistar e manter seus patrocinadores.

Um forte abraço!

Equipe Meu Ticket

Mais para explorar

Organização de Eventos

O que eu devo saber antes de organizar um evento?

5 dicas práticas para uma boa gestão de eventos
Para dar o primeiro passo na produção do seu evento, é essencial já ter um plano em mente. Aqui estão algumas dicas para um planejamento eficaz, que podem se colocadas em prática hoje mesmo:

Leia Mais